Primeira vacina contra Covid 100% brasileira recebe registro da Anvisa

A primeira vacina contra a Covid totalmente brasileira recebeu, nesta sexta-feira (7), o registro da Anvisa.

A fábrica de Bio-Manguinhos está pronta para começar a produção na semana que vem. Todo o processo leva cerca de 20 dias, incluindo a formulação, o envase e o controle de qualidade.

A previsão da Fiocruz é que a primeira vacina contra a Covid 100% nacional chegue aos pontos de saúde a partir da primeira semana de fevereiro. Ainda segundo a Fiocruz, nos próximos cinco meses, serão entregues 130 milhões dessas doses ao Ministério da Saúde.

“Exatamente a mesma eficácia, a mesma segurança. Essa foi a deliberação da Anvisa no sentido de comparar Bio-Manguinhos com outros locais de produção da vacina. São 28 no mundo, desta vacina, com a transferência feita através desse acordo com a AstraZeneca”, explica a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima.

A fundação deu início à produção em larga escala das doses de AstraZeneca em 8 de março de 2021, mas o IFA, o ingrediente farmacêutico ativo, vinha da China. Com essa matéria-prima importada foram entregues 153,2 milhões de doses entre março e dezembro.

A produção da matéria-prima nacional foi possível depois de um acordo de transferência tecnológica feito com a biofarmacêutica AstraZeneca. Os primeiros anúncios da Fiocruz previam a entrega ainda em 2021. Mas houve atrasos.

“Trabalhamos esse processo de transferência de tecnologia em um ano, que é um tempo recorde. Muitos testes de qualidade são feitos em laboratórios de todo o mundo exatamente para comparar a vacina produzida aqui com outros locais de fabricação. Então, são cuidados necessários”, afirma a presidente da Fiocruz.

Depois de passar por vários testes, nesta sexta, a Anvisa aprovou o registro do IFA brasileiro. A fundação já tem matéria-prima suficiente para fabricar 20 milhões de doses nacionais.

“É um momento histórico de uma transferência de tecnologia bem-sucedida de uma vacina que já foi aplicada em mais de 2 bilhões de pessoas no mundo, a vacina mais aplicada hoje no mundo e que o Brasil está dentro desse esforço global”, diz Nísia Trindade Lima.

 

 

 

Comments are closed.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy