‘Deltacron’: estudo descobre infecções por Covid-19 que combinam genes de Delta e Ômicron

NICÓSIA, CHIPRE – Uma cepa de Covid-19 que combina elementos genéticos das variantes Delta e Ômicron foi encontrada em Chipre, de acordo com Leondios Kostrikis, professor de Ciências Biológicas da Universidade de Chipre e chefe do Laboratório de Biotecnologia e Virologia Molecular.

— Existem atualmente coinfecções por Ômicron e Delta, e descobrimos esta cepa que é uma combinação das duas — disse Kostrikis em uma entrevista à Sigma TV na sexta-feira.

A descoberta foi chamada de “Deltacron” devido à identificação de assinaturas genéticas semelhantes à da variante Ômicron dentro dos genomas da Delta, disse ele.

Kostrikis e sua equipe identificaram 25 desses casos e a análise estatística mostra que a frequência relativa da infecção combinada é maior entre os pacientes hospitalizados em função da Covid-19 em comparação com os pacientes não hospitalizados.

As sequências dos 25 casos de Deltacron foram enviadas ao Gisaid, o banco de dados internacional que rastreia as alterações no vírus, em 7 de janeiro.

— Veremos no futuro se essa cepa é mais patológica ou contagiosa ou se prevalecerá [sobre a Delta e a Ômicron] — disse ele.

Mas sua opinião pessoal é que essa linhagem também será substituída pela variante Ômicron, altamente contagiosa.

Comments are closed.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy