Primeiro paciente do Plantão Saúde Cirurgia faz consulta e exames

Mardônio Silva, 32 anos, residente em Horizonte, será o primeiro paciente a se submeter a procedimento cirúrgico pelo programa Plantão Saúde Cirurgia, lançado este ano pelo Governo do Ceará. O paciente fez consulta com o otorrinolaringologista, os exames pré-operatórios e em até 15 dias passará por cirurgia no Hospital Nova Saúde, em Fortaleza, para tratar a amigdalite que o incomoda. Além de Mardônio, outros dois pacientes também foram atendidos na manhã desta segunda-feira, 21, no mesmo hospital, Luis Fernando Oliveira, 31, e Naila Barbosa, 21. “O atendimento está sendo de primeira qualidade, a gente está sendo bem recebido aqui na clínica, não só pelo pessoal da clínica, mas também pelo pessoal do governo. O atendimento está sendo excepcional”, comentou Mardônio Silva. “Fiquei muito aliviado de saber que daqui a 15 dias já estarei na mesa de cirurgia para ficar livre das complicações dessa doença”, acrescentou. “Quando fiquei sabendo que dentre muitos, milhares, eu serei o primeiro, foi muito emocionante”, comemorou o paciente.

“É com grande satisfação que a gente vê essa iniciativa do Governo do Estado do Ceará para que dê mais celeridade a essas cirurgias que ficaram represadas, essas milhares de pessoas que estão na fila necessitando desses procedimentos”, avaliou o médico Luiz Fabiano Moura, diretor-presidente do Grupo Nova Saúde. “A gente está dando muita ênfase a esse programa, por isso que nós somos o pioneiro, estamos dando esse pontapé inicial. A gente está muito satisfeito, muito feliz, realmente, com essa iniciativa brilhante da Secretaria da Saúde do Estado e do governador Camilo Santana”, acrescentou.

O programa Plantão Saúde Cirurgia conta com cerca de 30 prestadores de serviços de saúde contratados ou em processo de contratação que realizarão 8.162 cirurgias em sete especialidades. A iniciativa visa reduzir a fila de cirurgias eletivas de média e alta complexidade no Ceará. Na primeira etapa do programa, serão destinados R$ 52,4 milhões para o pagamento desses procedimentos, inclusive exames pré e pós-operatórios. A iniciativa deve contemplar 12.466 cirurgias eletivas de alta e média complexidade. Um total de R$ 100 milhões foi disponibilizado pelo Estado para essa finalidade. Os pacientes começarão a ser chamados para avaliação pré-cirúrgica para a realização de procedimentos nas especialidades de traumatologia, ortopedia, oftalmologia, cardiologia, neurologia, urologia e otorrinolaringologia.

Funcionamento do programa

O Governo do Estado publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) nº 043, de 5 de março de 2018, Chamamento Público com o objetivo de identificar serviços especializados na área da saúde, e, assim, viabilizar o atendimento das pessoas cadastradas na Central de Regulação (Cresus) com solicitação de cirurgias eletivas até novembro de 2017. Todos os contratados garantirão o atendimento antes, durante e depois das cirurgias dos pacientes, realizando exames e consultas médicas quando necessários. A comprovação do atendimento será por meio de registro nos Sistemas do Ministério da Saúde.

Para as internações hospitalares, o sistema utilizado é o Sistema de Informação Hospitalar (SIH), que tem como principal instrumento a Autorização de Internação Hospitalar (AIH), e ainda, planilhas auxiliares, quando necessário. O agendamento de pacientes para cirurgia, o controle da sua execução e o pagamento dos serviços realizados ficarão sob a responsabilidade da Coordenação de Regulação, Avaliação e Controle (Corac/Sesa).

Fotos:  Fátima Holanda/ Assessoria de Comunicação da Sesa

Responda

Your email address will not be published.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy