Saiba por que fazer check up médico antes de viajar de férias

Depois de um ano intenso e de grandes acontecimentos, as pessoas costumam aproveitar o recesso e as férias para viajar e descansar. Contudo, a realização de exames de rotina e check-up são essenciais nesse período para cuidar da saúde e aproveitar melhor a família e os amigos. Dados do Ministério da Saúde apontam que cerca de 31% das pessoas do gênero masculino não têm o hábito de ir ao médico e, quando o fazem, 70% tiveram a influência da mulher ou de filhos.

Consultas e exames preventivos são fundamentais para manter a saúde em dia, ajudando a detectar doenças e desequilíbrios no organismo, principalmente aqueles que não dão sinais logo no início.

“Sempre orientamos que as pessoas façam seus exames de rotina e check-up pelo menos uma vez ao ano. As férias podem ser uma boa oportunidade para avaliar se a saúde vai bem e tratar do que for necessário. Os principais exames que costumamos solicitar ao laboratório são os de sangue, como: hemograma, lipidograma, glicemia, dentre outros. Dessa forma, analisamos como vai a saúde do paciente. Dependendo da avaliação realizada, podemos encaminhar para um especialista, que dará prosseguimento ao atendimento”, explica a médica Cláudia Sampaio.

Um tipo de especialista a ser consultado anualmente é o oftalmologista. Apesar disso, de acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) cerca de 34% da população adulta nunca realizou uma consulta com um oftalmologista e, durante a pandemia da Covid-19, houve uma redução significativa devido às dificuldades impostas pela crise sanitária.

De acordo com o oftalmologista Wildaves Muniz, é muito importante fazer consultas anuais. “A visão é um sentido muito importante e sua perda impacta diretamente na qualidade de vida de um modo geral. É importante realizar consultas anuais ao oftalmologista para identificar possíveis doenças que possam afetar ao seu olho e a sua visão. Diante disso, não deixe para se consultar apenas quando perceber algum incômodo. Cuida da sua visão”, reforça o especialista.

Da Redação
[email protected]

Comments are closed.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy