Saúde lança Programa Famílias Fortes contra álcool e drogas

[Brasília] – Com a proposta de resgatar o vínculo familiar e enfrentar o uso de álcool e outras drogas, foi lançado o Programa Famílias Fortes (PFF) na Região de Saúde Centro-Sul, nesta quinta-feira (28). A iniciativa começará pela Estrutural, QE 38 do Guará II e Riacho Fundo 2, mas o objetivo é de ampliar esse tipo de atendimento para todas as regiões do DF.

As ações resultam de uma parceria entre as secretarias de Saúde, de Educação, da Criança e do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos.

O PFF foi elaborado a partir de uma estratégia adotada pelo Ministério da Saúde e desenvolvida pela Oxford Brookers University, com base em estudos produzidos nos Estados Unidos.

FAMÍLIAS – “Temos eixos muito importantes, baseados em relações familiares estruturadas, e o desenvolvimento de habilidades cognitivas e emocionais. A Organização Mundial da Saúde defende o pleno bem-estar físico, mental e espiritual”, ressaltou a superintendente da Região de Saúde Centro Sul, Moema Campos.

A diretora de Saúde Mental, Giselle de Fátima da Silva, reforçou que o objetivo é fortalecer as famílias, a partir da perspectiva do amor e da imposição de limites.  “Vejo, no programa, a oportunidade de reforçar a cidadania, preparando as gerações atuais para o futuro”, disse.

MEDIDAS – As ações consistem na realização de encontros com as famílias, principalmente quando estão envolvidos jovens de 10 a 14 anos.

De acordo com a diretora de Saúde Mental, espera-se, com isso, a melhoria na organização e comunicação com a família, e o desenvolvimento de habilidades sociais dos meninos e meninas e seus parentes.

Como resultado, as ações visam a melhoria do ambiente familiar, consolidando o vínculo entre os jovens e os pais ou responsáveis.

“Nós esperamos a redução do uso indevido de drogas, a diminuição dos comportamentos antissociais nos jovens, a melhoria do desempenho acadêmico, bem como a redução dos maus tratos infantis”, declarou a articuladora distrital do PFF, Vanessa Soublin.

CAMINHOS – Segundo ela, as famílias serão convidadas para sete encontros, um a cada semana, para lidarem com os seguintes temas: amor e limites; as regras da nossa casa; incentivo às boas atitudes; como ajudar e ser ajudado; como lidar com a pressão de amigos; formas de fortalecer a comunicação familiar, entre outros pontos.

Agora, a Secretaria de Saúde fará a capacitação de facilitadores da atenção primária e de diversas entidades, como conselhos tutelares e escolas, para, a partir de setembro, iniciar os encontros familiares.

Por Ailane Silva, da Agência Brasília

Responda

Your email address will not be published.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy