Setembro em Flor: campanha alerta para os cânceres ginecológicos

Cerca de 30 mil brasileiras recebem, todo ano, o diagnóstico de algum câncer ginecológico. Para alertar sobre esses cânceres que acometem o aparelho reprodutor feminino (útero, ovário, endométrio), o Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos (EVA) promove a campanha “Setembro em Flor”.

Um dos exames para rastrear o câncer de colo de útero é o Papanicolau. Toda mulher a partir de 25 anos ou que já iniciou a vida sexual deve fazer. Se for diagnosticada alguma alteração no exame, a paciente é submetida a uma colposcopia, que localiza a área alterada para uma possível biópsia.

Além disso, a vacina contra o HPV é uma das principais formas de prevenção do câncer de colo de útero. Ela está disponível no SUS para meninas de 9 a 14 anos, meninos de 11 a 14 anos e pacientes que convivem com HIV, câncer ou transplantados – indica-se até os 45 anos nas mulheres e 26 anos nos homens.

Fonte: G1

Comments are closed.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy