ConecteSUS segue sem apresentar vacinas da Covid após 13 dias

O ConecteSUS, responsável pela emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, completa 13 dias fora do ar nesta quinta-feira (23). A página e o aplicativo do ConecteSUS e o site do Ministério da Saúde foram invadidos por hackers na madrugada do dia 10 de dezembro.

Na segunda (20), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que o ConecteSUS deveria voltar até esta quarta (22). O Ministério da Saúde não informou quando o sistema será restabelecido.

O problema também afetou o sistema de notificação de casos da doença. O e-SUS Notifica, que reúne informações sobre casos e mortes por causa de Covid-19, estava inacessível havia 11 dias, mas voltou ao ar na tarde desta terça-feira (21), segundo o Ministério da Saúde.

A falta dos dados do sistema gerou dificuldades para os estados colherem as informações sobre a doença neste período.

“O Ministério da Saúde informa que o sistema de registro E-SUS Notifica foi restabelecido. A pasta reitera que atua com agilidade para a o restabelecimento de todas as plataformas impactadas o mais breve possível”, disse o ministério, em nota ao g1.

Relembre como foi o ataque:

Os dados de vacinação haviam sido perdidos no dia do ataque, conforme informou o ministério, mas foram recuperados em 12 de dezembro.

Segundo o ministério, foram atingidos os seguintes sistemas:

  • e-SUS Notifica (sistema de notificação de casos de Covid)
  • Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI) – que tem informações sobre cobertura vacinal e vacinação contra outras doenças no país
  • ConecteSUS
  • funcionalidades como a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e da Carteira Nacional de Vacinação Digital, que estão indisponíveis no momento.

Comments are closed.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy