Secretário Leonardo preside reunião do Conass e participa da Marcha em defesa dos municípios em Brasília

O secretário de Estado da Saúde de Goiás, Leonardo Vilela, preside a 7ª Assembleia do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) nesta quarta-feira (23/05), em Brasília. Será a primeira reunião do Conselho presidida por Vilela, eleito para o biênio 2018/2019. Antes da Assembleia, na terça-feira (22/05), o secretário participa da XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que acontecerá no Centro Internacional de Convenções do Brasil.

Conass
Na Assembleia do Conass, está previsto o lançamento do “Documento nº 30 – Direito Sanitário como instrumento de fortalecimento do SUS: ênfase na Educação Permanente em Saúde”, com Maria Célia Delduque, coordenadora do Programa de Direito Sanitário da Fiocruz Brasília. Também estão na pauta debates sobre leis; troca de experiência entre as SES – criação do Instituto Hospital de Base; apresentação sobre a situação atual da malária no Brasil e discussão da pauta da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), entre outros assuntos.

Marcha
A convite da Confederação Nacional dos Municípios, Leonardo Vilela participará da XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios no debate sobre “Normatizações do SUS”, dentro da Arena Temática: o compromisso tripartite na gestão e no financiamento do SUS. O debate ocorre a partir das 14 horas e será conduzido pela equipe da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), prefeitos e diretoria. Além do presidente do Conass,  ainda contará com a participação do presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Mauro Junqueira, e do diretor do Fundo Nacional de Saúde (FNS), Antonio Carlos Junior.

“Esse evento, que contempla amplas discussões sobre o municipalismo brasileiro reunirá gestores municipais de todo o Brasil, entre prefeitos, vereadores, secretários municipais, parlamentares estaduais e federais e demais autoridades. O objetivo é discutir temas que influenciam diretamente a vida dos brasileiros e as diretivas de gestores dos municípios para a população”, diz o secretário.

No debate sobre o SUS, serão colocadas as seguintes propostas do movimento municipalista para os candidatos à presidência da República:

– Competências dos Entes com a Saúde – Promover a organização do SUS, regionalizado e hierarquizado, com níveis de complexidade distintos, mantendo a autonomia em cada esfera de governo.

– Política de financiamento versus Emenda Constitucional (EC) 95/2016 – Construir um novo processo de pactuação de compromissos pela saúde com o congelamento dos gastos pelos próximos 20 anos, descritos na EC 95.

– Normatizações do SUS – Construir um novo processo de pactuação pela Saúde regional, estadual e nacional.

– Programas federais X ampliação e distribuição de recursos financeiros – Os vazios assistenciais são desafios para além do limite territorial dos municípios.

Presidenciáveis
Oito pré-candidatos à presidência da República já confirmaram presença na XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que começa no dia 21 de maio. O evento deste ano reserva dois momentos para receber os presidenciáveis e debater as prioridades dos governos locais e as necessidades de mudanças estruturais da federação brasileira. Os municipalistas receberão, em painéis individuais, Álvaro Dias (Podemos), Ciro Gomes (PDT), Marina Silva (Rede) e Manuela D’Ávila (PCdoB). Já no dia 23, confirmaram presença Jair Bolsonaro (PSL), Afif Domingos (PSD), Geraldo Alckmin (PSDB) e Henrique Meirelles (MDB). Os presidenciáveis responderão questionamentos e apresentarão propostas de governo sobre os principais problemas enfrentados atualmente nos municípios brasileiros. Além de conhecer as propostas de governo, a expectativa do evento é obter do futuro presidente da República o compromisso com a causa municipalista. Os painéis serão conduzidos pelo atual presidente da Confederação, Paulo Ziulkoski.

 

Responda

Your email address will not be published.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy